Retrato de Clarice Lispector.

Retrato de Clarice Lispector.

 

Clarice Lispector

Clarice Lispector nasceu a 10 de dezembro de 1920 na Ucrânia, então em vias de integração na URSS. Os pais eram judeus e o seu nome de batismo Chaya Lispector. Foi para fugir à devastação da guerra civil que os Lispectors emigraram para o Brasil em 1922. Clarice, nome adotado no Brasil, demonstrou um precoce interesse pelas palavras.

Desde o início, o seu estilo de escrita foi marcado por uma linguagem intimista e uma sintaxe excêntrica. Em 1933 decidiu ser escritora. Em março de 1942, sob a influência das leituras de Espinosa, Clarice começou a escrever Perto do Coração Selvagem. O livro, publicado em 1943, agitou a literatura brasileira, marcada pelo realismo de Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e Jorge Amado.

É então que Clarice Lispector decide casar com um colega de faculdade, Maury Gurgel Valente. Como este seguia a sua carreira diplomática, Clarice deixa o Rio por duas décadas. Conhece a monotonia da vida diplomática, primeiro em Nápoles, depois em Berna e Washington. Em 1959, separa-se de Maury para poder regressar ao Rio. Conhece dificuldades financeiras, apesar de se ter tornado, depois de Laços de Família, A Maçã no Escuro e A Paixão Segundo G. H., uma escritora de culto.

Morre em dezembro de 1977 na sua cidade, o Rio de Janeiro.

 

Obras disponíveis