Retrato de Paula Rego, por Henry Bourne.

Retrato de Paula Rego, por Henry Bourne.

 

Paula Rego

Paula Rego é um dos nomes de maior destaque na arte europeia. Nascida em Portugal em 1935, estudou na Slade School of Fine Art, em Londres. Foi a primeira Artista Associada da National Gallery e recebeu o título de Doutora honoris causa pelas universidades de St. Andrews, The London Institute, Oxford, Roehampton e Cambridge, entre outras.

Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada pelo Presidente da República em 2005 e nomeada Dame Commander of the Order of the British Empire pela Rainha do Reino Unido em 2010, logo após a abertura da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, um novo museu projetado por Eduardo Souto de Moura.

Realizaram-se retrospetivas e exposições da obra de Paula Rego na Fundação Calouste Gulbenkian, na Casa de Serralves, na Tate Gallery Liverpool, na Dulwich Picture Gallery, na University Art Gallery, Universidade de Massachusetts, na Abbot Hall Art Gallery, no Yale Center for British Art, no Tate Britain, no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, no National Museum of Women in the Arts, no Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey

Uma pintora de “histórias”, os personagens de Paula Rego desempenham uma variedade de papéis e retratam tensões inquietantes por baixo da superfície. O seu trabalho, grandes pinturas em pastel, águas-fortes nitidamente desenhadas e litografias elaboradas, expressa uma diversidade extraordinária de emoções e experiências.

 
Detalhe da pintura “O Celeiro”, de 1994.

Detalhe da pintura “O Celeiro”, de 1994.

Detalhe da pintura “Self-Portrait in Red”, de 1962.

Detalhe da pintura “Self-Portrait in Red”, de 1962.

Detalhe da pintura “Agonia no Horto”, de 2002.

Detalhe da pintura “Agonia no Horto”, de 2002.

 

Obras disponíveis