Retrato de Ezra Pound por Emil Otto Hoppé.

Retrato de Ezra Pound por Emil Otto Hoppé.

 

Ezra Pound

Poeta, tradutor e crítico norte-americano, Ezra Pound nasceu em 1885 em Hailey, Idaho. Cresceu em Wyncote, perto de Filadélfia e formou-se na universidade de Pennsylvania em 1906. Durante um breve período deu aulas em Crawfordsville, Indiana, e entre 1906-1907 viajou por Espanha, Itália e França.
O seu primeiro livro de poemas, A Lume Spento, foi publicado em Veneza em 1908. Nesse ano fixou-se em Londres, onde viveu até 1920 e onde travou conhecimento com alguns dos mais importantes escritores da época: Ford Madox Ford, James Joyce, Wyndham Lewis, W. B. Yeats e T. S. Eliot, entre outros.

Conhecedor das literaturas europeia e oriental, Pound associou-se desde muito cedo à escola dos imagistas, que liderou de forma particularmente enérgica, abandonando o movimento em 1914.
Em 1924 Pound mudou-se para Itália, onde as teorias económicas que defendeu o associaram ao fascismo, tendo chegado a proferir comunicações anti-democráticas na rádio italiana durante a Segunda Guerra Mundial. Foi preso em 1945, tendo sido posteriormente repatriado. Considerado mentalmente incapaz, foi internado durante 13 anos num hospital psiquiátrico em Washington. A acusação de traição foi retirada em 1958 e Pound voltou a Itália.

Trabalhou nos seus Cantos até 1972, ano da sua morte. A obra, carregada de citações e alusões históricas, permanece uma das mais controversas da poesia deste século.

 
Retrato de Ezra Pound.

Retrato de Ezra Pound.

Ezra Pound com Dorothy Shakespear, sua mulher.

Ezra Pound com Dorothy Shakespear, sua mulher.

Ezra Pound com Allen Ginsberg e Fernanda Pivano.

Ezra Pound com Allen Ginsberg e Fernanda Pivano.

 

Obras disponíveis