Retrato de Arnold Wesker, por Christopher Jackson.

Retrato de Arnold Wesker, por Christopher Jackson.

 

Arnold Wesker

Arnold Wesker é um dos autores contemporâneos mais importantes, conhecido pelos seus trabalhos como contista, ensaísta e jornalista. É nas suas peças que atinge o seu trabalho mais extenso. 

Wesker nasceu em Stepney, Londres, em 1932, filho de uma cozinheira e de um alfaiate mecânico e comunista ativo. Frequentou uma Escola de Crianças Judaicas em Whitechapel, mas a sua educação foi fragmentada durante a Segunda Guerra Mundial. Voltou mais tarde a viver com seus pais, que se mudaram para um apartamento em Hackney, East London, onde estudou na Upton House Central School, uma escola onde o ênfase era colocado no ensino de habilidades de escritório. Mais tarde, ele serviu por dois anos na Força Aérea Real, passando depois a trabalhar como cozinheiro, fabricante de móveis e livreiro. Depois de economizar dinheiro suficiente, iniciou os estudos na actual London Film School.

Co-fundou da Writers & Readers Publishing Cooperative Ltd com um grupo de escritores que incluiu John Berger, Lisa Appignanesi, Richard Appignanesi, Chris Searle e Glenn Thompson, em 1974.
Wesker oi um membro ativo do Comité dos 100 e, com outros membros proeminentes, foi preso em 1961 pela participação na campanha não violenta de resistência em massa às armas nucleares.

As peças de Wesker lidavam com temas como autodescoberta, amor, confrontação com a morte e desilusão política.

 

Obras disponíveis