Retrato de Anne Carson, por Jeff Brown.

Retrato de Anne Carson, por Jeff Brown.

 

Anne Carson

Anne Carson (21 de junho de 1950) é uma poeta, ensaísta, tradutora e professora de clássicos canadiana. Carson viveu em Montreal vários anos e lecionou na Universidade McGill, na Universidade de Michigan e na Universidade de Princeton, de 1980 a 1987. Foi bolsista da Guggenheim em 1998 e, em 2000, recebeu uma bolsa da MacArthur. Também ganhou um prémio literário Lannan.

Em 1986, Carson publicou o seu primeiro livro, Eros the Bittersweet. Nomeado um dos 100 melhores livros de não-ficção de todos os tempos pela Biblioteca Moderna, o livro traça o conceito de "eros" na Grécia antiga através das suas representações na poesia da época. Carson considera seriamente como os desejos triangulares e miméticos foram representados na poesia de Safo, bem como a relação de Eros com a solidão. Famosamente, Carson analisa o Fragmento 31 de Safo como representando "eros como adiado, desafiado, obstruído, com fome, organizado em torno de uma ausência radiante - para representar eros como falta".

Como escritora Carson publicou livros de poemas, ensaios e traduções. Como poeta ficou conhecida por turvar os limites entre o verso, a prosa e o ensaio, com os livros em verso Autobiography of Red: A Novel in Verse e The Beauty of the Husband. Ganhou destaque também pela aproximação com a literatura grega antiga, tanto formal quanto temática, da sua escrita. Entre as suas traduções constam peças teatrais de Eurípedes e Sófocles, assim como poemas de Safo.

 

Obras disponíveis