Retrato de Ana Luísa Amaral, por Eduardo Martins.

Retrato de Ana Luísa Amaral, por Eduardo Martins.

 

Ana Luísa Amaral

Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa no dia 5 de Abril de 1956 e vive, desde os nove anos, em Leça da Palmeira. Tem um doutoramento sobre a poesia de Emily Dickinson e as suas áreas de investigação são Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer. É Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde integra também a direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Está representada em inúmeras antologias portuguesas e estrangeiras e tem feito leituras dos seus poemas em vários países, como Brasil, França, Estados Unidos da América, Alemanha, Irlanda, Espanha, Rússia, Roménia, Polónia, Suécia, Holanda, China, México, Itália, Colômbia e Argentina.

Em torno dos seus livros de poesia e infantis foram levados à cena espectáculos de teatro e leituras encenadas (como O olhar diagonal das coisasA história da Aranha LeopoldinaPróspero morreu ou Amor aos Pedaços). 

Os seus livros de poesia estão editados em vários países como Estados Unidos da América, França, Brasil, Suécia, Holanda, Venezuela, Itália, Colômbia, México, Reino Unido e brevemente na Alemanha. Os seus livros infantis vão ser em breve editados no Brasil e em França.

 

Obras disponíveis